Apesar do vestido de noiva ser a grande expectativa do casamento, o traje do noivo também conta muitos pontos. Por isso, escolher entre fraque, terno ou smoking se torna uma tarefa complexa. O grande diferencial, em um momento como esse, está em buscar informações sobre como cada traje se encaixa na cerimônia.
A partir disso, fica muito mais fácil criar um visual personalizado de acordo com a preferência do noivo. Mas tome cuidado! Além da elegância necessária para a ocasião, o conforto também deve ser prioridade na hora de garantir que o grande dia seja inesquecível.
Quer saber mais? Então, acompanhe o artigo a seguir, pois explicaremos as diferenças entre fraque, terno e smoking. Vamos lá?
O traje tradicional de festas de gala costuma ficar muito bem em noivos de casamentos tradicionais. O visual completo, nesse caso, é composto por um paletó com lapela de seda ou cetim, colete, faixa, camisa branca, sapato clássico e gravata borboleta.
Quando o noivo optar por algo tão formal, o mais recomendado é que os padrinhos também escolham o mesmo estilo para tornar a identidade visual da cerimônia mais harmoniosa. Uma opção bastante usada também é o modelo black-tie que se diferencia do smoking apenas por ser composto por peças pretas em todos os detalhes.
Muito tradicional em casamentos ingleses, o fraque é pouco usado no Brasil. No entanto, alguns noivos que desejam fugir do lugar-comum costumam valorizar muito essa opção de traje. Combina muito com festas elegantes de cerimônias noturnas.
A composição envolve o paletó de calda longa (especialmente em preto), calça preta ou cinza, colete branco, camisa e gravata estilo plastron. A regra aqui é a mesma do smoking. Quando o noivo optar pelo estilo, todos os padrinhos também devem se vestir de forma semelhante.
Para quem gosta do estilo mas não quer investir em um formato de traje tão tradicional, a melhor solução é o meio fraque. Esse modelo, na verdade, existe apenas no Brasil e faz o maior sucesso entre os noivos. A adaptação foi composta para deixá-los mais confortáveis durante o grande dia sem perder a elegância necessária da ocasião.
Indicado também aos casamentos noturnos, o meio fraque é composto por um paletó mais curto, sem cauda e com apenas um botão. O colete pode ser de diferentes cores para tornar o visual mais descontraído. A opção costuma ser excelente para os homens de baixa estatura, já que o fraque tradicional tende a ser mais favorável aos altos.
O terno é o clássico dos clássicos do casamento. Opção número um de 9 entre 10 noivos, o modelo é sempre democrático e fica bem em qualquer tipo de cerimônia. Claro que cada estilo de festa pede uma adaptação personalizada.
Por exemplo, em uma união na praia, a melhor opção é um conjunto com tecidos leves sem gravata ou, até mesmo, sem o paletó. Já em formatos tradicionais em igrejas e salões de festas, o terno completo segue sendo o mais indicado. O traje completo costuma ser formado por paletó, calça e camisa e colete opcional.
Em alguns casos, a gravata deve ser usada conforme a preferência de cada um. Não tem segredo! Existe uma liberdade muito grande de adaptações, já que a identidade visual da festa também também precisa ser levada em conta na hora da escolha.
Pronto! Agora você já sabe como escolher entre fraque, terno ou smoking. Lembre-se que é muito importante ter cuidado ao compor o traje do noivo para que ele se sinta confortável durante a cerimônia. Sem contar que a harmonização com os outros detalhes da composição, como o estilo da noiva, faz muita diferença no resultado diante dos convidados.
Gostou das informações deste artigo? Então, você vai gostar de saber como o noivo pode usar suspensórios corretamente no casamento!