Aprenda a organizar um chá de casa nova!

 

O chá de casa nova é o momento que o casal tem para mostrar seu novo lar aos amigos e familiares. Afinal, essa é uma grande conquista, não é mesmo? Embora seja muito parecido com o chá de cozinha, o open house não precisa necessariamente ser feito por quem casou. Ele também é perfeito para casais que decidiram morar juntos, porém não desejam oficializar a união.

Quer saber como organizar o seu chá de casa nova? Trouxemos um guia para esclarecer suas dúvidas. Confira!

Quando fazer o chá de casa nova?

Preferencialmente, esse chá deve ser marcado depois que a casa estiver pronta. Não é necessário que ela esteja totalmente decorada, mas precisa estar preparada para receber seus convidados de maneira confortável.

Caso ainda esteja em obra, por exemplo, espere terminá-la para dar a festa. Antecedência também é essencial para que seu chá transcorra sem problemas, por isso, planeje cerca de um mês antes. Assim, seus convidados também podem se programar para não perderem a sua confraternização!

Quem deve ser convidado?

Ao elaborar sua lista de convidados, você tem que considerar o espaço disponível na sua casa. Se o apartamento for pequeno, por exemplo, não adianta querer convidar 60 pessoas. Com certeza não caberá todo mundo e seus amigos ficarão desconfortáveis.

Portanto, faça uma lista inicial apenas com seus amigos e familiares mais próximos que não poderiam ficar de fora. Após essa prévia, analise se caberiam mais pessoas na sua casa para incluírem mais amigos e familiares.

Uma dica interessante para quem mora em apartamento é alugar o salão de festas do prédio. Porém, prepare-se para ficar subindo e descendo toda hora para mostrar sua casa nova. Afinal, o objetivo do chá é apresentar o seu novo apartamento!

Como organizar a lista de presentes?

Em primeiro lugar, saiba que ter ou não uma lista de presentes fica a critério do casal. Porém, o objetivo dela é justamente ajudar a montar seu apartamento — e toda ajuda é bem-vinda, não é verdade?

Foi assar um bolo e viu que não tinha forma? Ou realizar um reparo e percebeu que não tinha ferramenta? São esses itens úteis que não foram comprados que devem ser pedidos para o chá de casa nova. Confira abaixo algumas sugestões:

  • xícaras;
  • descanso de panelas;
  • leiteira;
  • espremedor;
  • pano de prato;
  • porta retrato;
  • almofadas;
  • tapetes.

Quais são os tipos de decoração?

A decoração pode ser algo bem simples, até porque sua casa ainda está sendo montada. O ideal é ter, pelo menos, algumas mesas e cadeiras para acomodar as pessoas.

A mesa pode ser decorada com bolo e docinhos — esse espaço renderá muitas fotos! Flores, vasos, bexigas ou castiçais deixam a decoração mais charmosa, além de serem ideias práticas e econômicas. Aproveite os móveis e toalhas que já tem para compor o estilo da festa.

O que servir?

O cardápio do chá de casa nova não precisa ser algo muito elaborado ou refinado. Lembre-se: vocês estão fazendo a primeira recepção dos seus amigos e familiares no seu novo lar, então, não é necessário dar uma grande festa.

O cardápio deve seguir o horário e o estilo da confraternização. Festa de dia ou mais descontraída pede comidas leves ou em pequenas porções, como finger foods, sanduíches, pizzas e docinhos, por exemplo. Caso seja à noite, o ideal é um jantar mais completo. Uma boa dica é servir o prato que o casal mais gosta de fazer juntos. Servindo sobremesas, bolo e vinho também não tem como errar!

Quais as lembrancinhas do chá de casa nova?

Não é obrigatório, mas é interessante entregar lembrancinhas como gesto de agradecimento pela presença dos convidados. Além disso, prepará-las pode ser uma atividade bem divertida.

Escolha algo simples e com bom custo-benefício para o casal: caixinhas com brigadeiros, doces de pote, cupcakes ou biscoitos. Enfeite com lacinhos, tag com nome dos dois ou um cartão de agradecimento. Sem dúvidas, seus convidados se sentirão prestigiados!

Gostou das nossas dicas para organizar um chá de casa nova? Tem alguma outra sugestão? Então compartilhe suas ideias com a gente e com os demais leitores deixando um comentário neste post!

Compartilhe!

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes