Dicas para casamento homoafetivo: saiba como organizar!

Os tempos estão mudando e os casamentos homoafetivos já são uma realidade. Assim como no casamento heterossexual, é um momento em o que o casal quer compartilhar com os entes queridos o amor que sentem um pelo outro.

Desde 2013, por meio da resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça, a união entre um casal do mesmo sexo já pode ser realizada em qualquer cartório do Brasil. Antes disso, toda cerimônia dos casais gays só era feita discretamente e sem reconhecimento da justiça.

Existem vários pontos que precisam ser analisados para que a cerimônia aconteça da melhor forma possível. Por essa razão, preparamos este post com incríveis dicas para casamento homoafetivo. Confira!

Casamento no Civil

Para oficializar a cerimônia civilmente, o primeiro passo é organizar os papéis para dar entrada no cartório. Para isso, basta que um dos dois compareça com as certidões de nascimento e cédulas de identidade originais, comprovante de residência original e duas testemunhas que tem que ser, obrigatoriamente, maiores de idade. Lembrando que as testemunhas podem ter grau de parentesco, só não podem ser mãe ou pai.

Logo após, é preciso esperar um prazo de 15 dias para o oficial se certificar que os noivos ou noivas estão aptos a se unirem. Com isso, o responsável dará um prazo de três meses para que o matrimônio aconteça.

Escolha do Local

O local é fundamental para que tudo ocorra como planejado. É importante escolher um local que seja gay-friendly para que todo suporte seja feito com muita empatia.

Ao escolher o local, verifique se o espaço irá acomodar todos os convidados confortavelmente, se é de fácil acesso e se possui infraestrutura completa – banheiros, cozinha, garagem, iluminação, etc. Vale dar uma lida em nosso Ebook Como escolher seu Buffet de casamento.

Definição do Buffet e decoração

Definitivamente o buffet e a decoração têm que ter a cara dos noivos. Este é o momento dos dois sentarem e decidirem juntos qual a imagem que gostariam de transmitir com a cerimônia.

O buffet deve seguir os gostos de ambos e é importante que seja feito uma reunião com o fornecedor para fazer as adaptações necessárias. Lembrar que a quantidade depende do número de convidados. Além da comida, decidir quais bebidas serão servidas. É bom ter bebidas não alcoólicas para crianças e, também, para os que não consomem álcool.

A decoração também deve ser de acordo o perfil dos noivos. Faça a decoração para vocês e não para os convidados. Para este ponto, procurem um gosto em comum, um momento memorável ou qualquer coisa que faça com que a decoração conte a história dos dois.

Escolha dos Trajes

O que vocês irão vestir é livre. No caso de dois homens, podem diferenciar pela cor do terno, mas sugerimos que ambos entrem em acordo em relação ao tipo de traje.

Para as mulheres a liberdade também é válida. Uma pode escolher por vestido e a outra por um terno, as duas de vestidos ou as duas de terno.

O mais importante é que o casal esteja confortável e se sentindo como as pessoas mais lindas do mundo. Este momento é de vocês.

Auxílio de equipe especializada

Por ser um momento único, contar com a ajuda de uma assessoria de casamento é fundamental. São eles que tomarão conta de todas as etapas e lidarão com os possíveis imprevistos. Por isso, procurem uma equipe especializada, que sejam gay-friendly e que ajudarão a tornar a cerimônia o melhor dia da vida de vocês.

Com essas dicas para casamento homoafetivo, você conheceu os pontos principais em que precisam prestar atenção. Agora é só fazer o pedido – caso não tenha feito ainda – e viver a experiência única de celebrar o amor.

Podemos perceber que os desafios são os mesmos de um casamento hétero e, pensando nisso, temos um check-list completo para não esquecer de nenhum ponto, não perca!

Para mais informações, leia nosso Ebook sobre Guia do Casamento Homoafetivo!

Compartilhe!

lunan

Deixe uma resposta

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes