Por que contratar um serviço de cerimonial de casamento ou debutante é importante?

Assessoria de casamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

Organizar um casamento ou uma festa de debutante exige muito tempo e dedicação. Por isso, é fundamental contar com especialistas para auxiliar em diversas etapas.

Quem nunca lidou com essas questões tem dificuldades para entender por que contratar um cerimonial é importante para o bom andamento do evento como um todo e de momentos chave ao longo da festa.

Pensando em ajudar, esse post mostrará como uma empresa de cerimonial é fundamental para deixar você tranquila em relação à organização, principalmente se é uma noiva ou mãe de debutante, que tem pouco tempo livre para produzir a festa dos seus sonhos. Confira!

Planejamento do cerimonial e da festa

Pode parecer muito simples, mas organizar o andamento de um cerimonial de 15 anos ou de uma festa de casamento da forma correta exige conhecimento e jogo de cintura para lidar conta de todas as exigências.

É necessário saber a ordem de entrada do cortejo, orientar os padrinhos, programar os momentos da celebração, ordenar as músicas e coordenar os profissionais que trabalham no evento, como fotógrafos e músicos.

No momento da festa, os noivos precisam ser orientados o tempo todo para saber qual a hora de cortar o bolo, dançar a valsa, jogar o buquê, etc. No caso de uma festa de debutantes, a troca de roupa da aniversariante e a organização do cerimonial são imprescindíveis.

Contando com um cerimonial, é possível entregar todas essas tarefas nas mãos de profissionais qualificados e ter a certeza de que será tudo perfeito.

Acompanhamento da montagem

No dia da festa, o trabalho do cerimonial começa muito antes da cerimônia. Os profissionais acompanham a montagem do evento.

Esse processo é fundamental porque os cerimonialistas ficam encarregados de verificar se os contratos estão sendo cumpridos à risca, conferindo cada item. Sendo assim, eles se tornam os principais representantes dos noivos, que não poderão estar presentes nesse momento, pois estarão se preparando para subir ao altar.

Orientação dos convidados

Para manter tudo em ordem, os profissionais do cerimonial também são responsáveis por recepcionar seus convidados na entrada da festa, fazendo o controle de acesso através de lista de convidados, recolhendo os convites individuais ou ainda anotando o nome de casa convidado, e indicando os assentos marcados de cada convidado – se essa for a vontade dos noivos e previamente combinado com a equipe de assessoria.

Resolução de problemas

Qualquer casamento está sujeito a sofrer com algum tipo de contratempo. Alguns dos mais comuns são atraso na entrega de materiais, problemas com fornecedores e falhas na montagem do evento.

Contar com uma assessoria de casamento é uma forma de ficar despreocupada com esses possíveis incidentes, já que os profissionais estão a postos durante toda a cerimônia e a festa para resolver essas questões de modo que não comprometam a sua comemoração.

Distribuição de lembrancinhas

Em vez de perder tempo entregando as lembrancinhas e os kits para seus convidados, você pode deixar essa missão sob a responsabilidade do cerimonial e curtir a sua festa tranquilamente.

Se você produzir kits especiais para pais e padrinhos, lembre-se de indicar os nomes em uma etiqueta para não haver trocas.

Se você vai se casar em breve ou é uma mão de debutante (ou debutante) preocupada, já deve ter reparado que organizar uma festa é uma verdadeira maratona. É preciso pesquisar e avaliar dezenas de fornecedores, e tomar um monte de decisões. Não é por acaso que tantas noivas e mães se sentem estressadas e sobrecarregadas com os planos do casamento.

Caso esteja passando por isso, considere a contratação de uma assessoria. Assim, a organização desse grande dia fica nas mãos de profissionais qualificados, capazes de executar tudo da maneira que você sonhou e dentro das suas possibilidades financeiras.

Ficou interessada? Então continue lendo e conheça outras vantagens!

Menos preocupações com as inúmeras tarefas

Noivos bem-sucedidos não planejam um casamento sozinhos, eles contam com ajuda. A divisão de tarefas é essencial para organizar uma festa de casamento. Nesse sentido, conte com familiares, amigos e, principalmente, com bons profissionais, pois se trata de um processo exaustivo, especialmente se você trabalha muito ou já está sobrecarregada com outras tarefas.

Considere contratar um cerimonialista. Organizadores de festas profissionais têm experiência com buffets, fotógrafos, salões e muito mais. Eles podem contribuir bastante com indicações e negociações de valores. Sem falar que coordenam os convidados e colaboradores no dia da festa.

Contratar esse serviço livra os noivos de boa parte do estresse decorrente da organização. Afinal, a preparação de uma festa dessa importância exige muita dedicação para fazer pesquisas, visitar fornecedores e aprender sobre decoração, cerimonial e muitas outras coisas.

Planejamento de alta qualidade

Qual o casamento dos seus sonhos: praia ou campo? Um destination wedding? Para chegar às suas prioridades, relembre o que mais lhe marcou nos casamentos aos quais você foi como convidada. Conversar com amigas e familiares que já se casaram também ajuda.

E você já pensou na ideia de casamentos temáticos? Eles podem ser lindos! Se você vai se casar perto do Natal, Dia dos Namorados ou de outra data festiva, pode se inspirar na decoração típica dessa época.

A assessoria de casamento pode ser muito útil nessa etapa de planejamento exatamente para mostrar opções e fazer sugestões de estilo para a festa. O primeiro passo é uma reunião entre a equipe e os noivos para compreender alguns pontos importantes como:

  • expectativas;
  • opções de locais que poderão ser utilizados;
  • horário que o casal tem em mente;
  • tipo de cerimônia;
  • cardápio;
  • quantidade de convidados;
  • e orçamento para a produção.

Com essas informações, a equipe é capaz de dar início à organização, fazendo o projeto de decoração, planejando o cerimonial e procurando fornecedores adequados, entre diversas outras funções. Lembre-se de que é fundamental contratar os serviços da assessoria com bastante antecedência, pois isso garante um acompanhamento profissional ao longo de toda a produção da festa.

Sem estresse com a escolha dos fornecedores

Escolher bons fornecedores pode ser uma tarefa difícil para quem nunca trabalhou com produção de eventos, pois é necessário avaliar diferentes aspectos, como orçamento, detalhes do contrato, credibilidade das empresas, pontualidade e qualidade dos serviços.

Se você conta com uma assessoria de casamento experiente, não precisa se preocupar com essas questões, já que a equipe fica encarregada de fazer a seleção de fornecedores adequados ao estilo da sua festa e ao seu orçamento. Dessa forma, os profissionais ficam responsáveis por selecionar, conforme a necessidade do evento:

  • buffet;
  • fotógrafos;
  • floricultura;
  • equipamentos;
  • iluminação etc..

Vale frisar que, muitas vezes, as assessorias já possuem uma carteira de fornecedores ou têm parcerias com empresas — o que, inclusive, pode garantir descontos ou pacotes especiais para seus clientes.

Além disso, elas tomam pequenas decisões. Em geral, o local da festa, comida, bebida e música são essenciais. Deixe os outros detalhes a cargo da assessoria de casamento. Você não precisa se preocupar com a limpeza do salão ou a contratação de garçons, por exemplo, uma vez que a cerimonialista tem autonomia para resolver essas questões.

Maior controle de convidados e organização

Outra função que pode ser terceirizada é o controle do RSVP. A sigla é a abreviatura de Respondéz S’ll Vous Plait, expressão francesa que significa “Responda, por favor”. É um serviço importantíssimo para o controle de convidados e ajuda na organização da recepção, principalmente se o casal considera organizar os convidados por meio de setorização ou lugar marcado.

O controle do RSVP ajuda a definir o tamanho do salão, a contratação do buffet, normalmente se organiza para um excedente de convidados em torno de 10%, e uma série de outras decisões. O problema é que, muitas vezes, os convidados deixam para responder o RSVP em cima da hora.

Os noivos, para evitar o constrangimento de cobrar a resposta, acabam tendo que definir muitas coisas em cima da hora devido a esses atrasos. Já com a contratação de uma assessoria de casamento, o RSVP é terceirizado e o cronograma de organização da festa tem um andamento adequado, sem decisões de última hora, que podem acarretar em mais estresse e custos.

Segurança com o orçamento

É importante fazer da assessoria de casamento a sua aliada para montar e seguir sua tabela para o orçamento. Dê uma boa olhada nas suas finanças e seja realista com o valor que você pode gastar. Estabeleça também quanto o casal economizará por mês até a data da festa.

Deixe claro para a assessoria que vocês desejam ver opções apenas dentro da faixa de preço estabelecida. Assim, você não correrá o risco de ultrapassar seu limite de gastos. Como já mencionamos anteriormente, a empresa contratada trabalhará em cima do orçamento definido em reunião, o que proporciona mais segurança aos noivos.

Uma dica interessante: considere usar um cartão de crédito apenas para os gastos do evento. Assim, eles já ficam computados em uma única fatura.

Mais tempo para curtir a festa

A festa de casamento passa num piscar de olhos. É comum conhecer casais que dizem: “Nossa festa passou tão rápido! Era tanta gente com quem queríamos conversar, não deu tempo de fazer tudo que queríamos”.

É por essas e outras que os noivos às vezes se esquecem de jantar, se atrapalham ao indicar a ordem de entrada dos pais e padrinhos, têm dificuldade de cuidar das daminhas de honra, distribuir lembrancinhas e assim por diante.

Com uma assessoria de casamento confiável, você pode simplesmente curtir o seu casamento, sem se preocupar se os padrinhos vão saber o que fazer ou se a família será bem acomodada. Você vai querer se lembrar desse dia especial e de tudo de bom que aconteceu. Então viva esse momento com intensidade e sem preocupações.

Para finalizar, lembre-se de que qualquer evento pode apresentar alguns problemas durante sua realização. Nessas horas, é necessário ter alguém a postos para resolvê-los e conferir todos os serviços contratados para o grande dia. Ao contratar uma assessoria, você se livra dessa função, com a certeza de que quaisquer imprevistos serão rapidamente solucionados por esses profissionais.

E aí, você considera contratar uma assessoria de casamento ou pretende fazer tudo sozinha? Conte para a gente nos comentários!

Como você pode ver, contratar um cerimonial evita muitas dores de cabeça para os noivos e seus familiares, já que esses profissionais estão preparados para avaliar quais são as melhores opções para realizar uma festa impecável.

Agora que você já sabe por que contratar um cerimonial de casamento  ou festa de debutante, entre em contato com a Lunan Eventos e conheça os serviços que oferecemos!

Compartilhe!

3 COMMENTS

Deixe uma resposta

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes